Homeopatia, o que é e para quem serve?
- siteraiozentati
- 25 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

A homeopatia é uma forma de terapia alternativa, desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann no final do século XVIII, era utilizada a princípio no tratamento de seres humanos, e atualmente, tem sua eficácia comprovada no tratamento em diversos animais.
A especialidade da homeopatia parte de 4 princípios fundamentais, são eles:
Semelhante cura semelhante: Utilizar as mesmas substâncias que provocam os sintomas para tratar ou amenizar vários tipos de doenças, seja clínica ou psicológica. Ou seja, duas doenças parecidas não conseguem ocupar o mesmo corpo. A homeopatia nesse sentido cria uma doença artificial no corpo levemente mais forte que a natural, então por ser mais forte, ela permanece no corpo e a natural se vai. Como a homeopatia gera uma doença artificial, naturalmente ela vai embora também e o indivíduo é curado;
Experimentação no Homem Sadio: A experimentação patogenética, homeopática ou pura, se define em tratar e testar substâncias medicinais em indivíduos sadios para identificar quais os sintomas sua ação causará. As substâncias são ofertadas em diferentes dosagens e concentrações.
Medicamento diluído e dinamizado: É a forma de preparo do fármaco, e o procedimento que confere o poder curativo do medicamento. Hahnemann, queria minimizar os efeitos tóxicos de algumas substâncias, assim, diluiu-as e agitou-as. Notou que ao administrar esse medicamento, havia uma melhora mais rápida e efetiva. Logo, quanto mais dinamizado, mais potente é o medicamento.
Medicamento Único: toda homeopatia é única e não deve ser compartilhada, pois seu preparo é realizado após a análise dos sintomas, logo, só funcionará para aquele indivíduo;
A homeopatia veterinária foi testada pela primeira vez por Hahnemann, que tratava seus cavalos com o fármaco. Após sua descoberta, a homeopatia fora adotada por diversos médicos veterinários de forma clandestina na década de setenta, que aplicavam de forma autodidata. Esse quadro modificou-se em 2000 onde foi reconhecida pelo conselho de veterinária merecidamente, como especialidade.
E para quem serve?
Independente da idade, gênero ou espécie, a homeopatia está ao alcance de todos, o mais importante é sempre procurar auxílio e não se automedicar, procure um médico homeopata para adquirir as informações necessárias. Com 18 anos de carreira com um vasto currículo de veterinária homeopata, eu vou cuidar do seu pet com todo carinho e respeito. Entre em contato para mais informações.
Fonte: Mônica F. A. Souza - EMBRAPA - Conferência 2012
Comments